Leonardo Goy
Da agência estado
O projeto do trem-bala brasileiro já despertou o interesse de empresas de pelo menos quatro países estrangeiros, informou o novo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. A agência já foi procurada por empresas privadas e governos de países que detêm a tecnologia do trem de alta velocidade, como Japão, Coréia do Sul, França e Alemanha. A intenção do governo brasileiro é construir um trem ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. As previsões iniciais são de que a obra custará cerca de US$ 10 bilhões.
Figueiredo disse que, em outubro, ficará pronto o estudo econômico e financeiro que determinará se o projeto precisará da participação do Estado para ser viabilizado. "As indicações são de que provavelmente haverá (participação do governo)", disse.
A intenção do governo é licitar o projeto mm 2009. "Vamos licitar para definir um grupo empreendedor que será responsável pela implantação e exploração do sistema", disse. A ANTT não definiu ainda os critérios que serão utilizados para definir o vencedor do leilão, mas trabalha com duas alternativas.
Partindo do pressuposto de que o poder público terá de participar da obra, o governo poderá fixar um valor para a tarifa a ser cobrada dos usuários e, nesse caso, ganhará a disputa o investidor que exigir a menor contrapartida da União. Na outra hipótese, o governo fixa um valor para a contrapartida que vai oferecer e o investidor que cobrar a menor tarifa dos passageiros vence.
Figueiredo afirmou que qualquer que seja o critério de escolha do grupo vencedor, a premissa que será observada é simples: o preço do bilhete precisa custar menos do que a passagem da ponte-aérea no trecho Rio-São Paulo-Campinas. "As indicações que temos até agora dão conta de que o preço da tarifa deverá ficar em algo entre US$ 50 e US$ 60", disse o diretor da ANTT.
PAC. O dirigente da agência garantiu que o governo cumprirá o cronograma definido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê a realização do leilão em fevereiro de 2009. O objetivo é que o trem-bala já possa ser utilizado na Copa do Mundo de 2014.
No próximo mês, a ANTT deverá colocar em audiência pública uma proposta para o traçado do trem-bala. Para reduzir os impactos ambientais da obra, o trilho deverá ser construído próximo da Via Dutra, rodovia que já liga São Paulo ao Rio.
A escolha de Figueiredo para a ANTT foi defendida pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, onde ele atuava como assessor especial. O executivo garante que o fato de ter trabalhado com Dilma não vai afetar a independência da agência. "Nunca recebi orientação prévia ou condicionantes para assumir o cargo. Pelo contrário", disse.
Figueiredo salientou que tem carreira na área de transportes e que já trabalhou para diversos governos antes do atual. "Vim para a ANTT por ser um técnico", afirmou Figueiredo.
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