Introdução a Protótipo do Audi R8
O recente sucesso da Audi (em inglês) em corridas teve como resultado o protótipo R8 V12 TDI, que fez sua estréia mundial no Auto Show de Detroit de 2008 (em inglês).
Protótipo Audi R8
Os carros a diesel da Audi ganharam corridas de resistência nos Estados Unidos e em todo mundo, incluindo as 24 Horas de Le Mans. O protótipo V12 TDI coloca uma versão diesel da Audi pronta para estradas em seu supercarro, o R8.
O R8 foi lançado em 2007 com um motor V8 de 4,2 litros a gasolina com 420 cv . O protótipo V12 TDI utiliza um motor V12 de 6,0 litros a diesel. Ele produz 500 cv e, muito mais significativo, um impressionante torque de 995 N.m (737 lbf).
A Audi afirma que o R8 equipado com motor a diesel pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e é capaz de atingir velocidade máxima de 330 km/h. Fiel às suas raízes no diesel, a Audi prevê que os carros esportivos V12 terão consumo de combustível de 10 km/litro em condições normais de rodagem.
Um veículo a diesel “limpo”, a versão de fábrica do R8 V12 TDI teria níveis de emissão de poluentes dentro das especificações legais em todos os 50 estados norte-americanos.
Apesar de a Audi não confirmar, é totalmente possível que o R8 V12 TDI entre em produção, especialmente depois que sua rival alemã, a BMW (em inglês) anunciou seus planos de comecializar veículos movidos a diesel na América do Norte.
Audi R8 Concept
O que é conhecido sobre os planos da Audi para veículos a diesel, é que a versão turbodiesel V6 do SUV (veículo utilitário-esportivo) Audi Q7 (em inglês) está programada para começar a ser vendida nos Estados Unidos durante o ano de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário