Rachel Dodes, Ann Zimmerman e Jennifer Saranow, The Wall Street Journal
O principal fim de semana do ano para o comércio americano teve um início melhor do que o esperado. As lojas atraíram os compradores cautelosos com grandes descontos, como "Compre um suéter, ganhe outro de graça" nas lojas de roupa Gap, aparelhos de música iPod Touch por US$ 200 na Amazon.com e TVs de cristal líqüido de 26 polegadas por US$ 299 na Target.
Em uma pesquisa com 3.370 consumidores, a Federação Nacional do Varejo (NRF, na sigla original em inglês) dos Estados Unidos avaliou que o gasto médio por pessoa foi de US$ 372,57 durante o fim de semana, um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora os descontos tenham atraído compradores, o movimento cedeu sábado, criando o temor de que os consumidores só estavam aproveitando as ofertas e vão comprar menos depois. De fato, na sexta-feira até 70% dos consumidores acabaram comprando apenas mercadorias com grandes descontos, segundo a America´s Research Group, firma de Charleston, Carolina do Sul, que entrevistou 700 consumidores no fim de semana.
"Eles não ficavam (nas lojas) se não conseguissem ótimos negócios" diz Britt Beemer, fundador da firma de pesquisas.
Na pesquisa da NRF, que foi realizada pela BIGresearch e inclui números do consumo na quinta-feira - feriado de Ação de Graças nos EUA-, sexta-feira e sábado e estimativas para ontem, mais de 172 milhões de compradores visitaram lojas e sites no fim de semana. Foram 147 milhões de compradores do mesmo período do ano passado.
Mas, em um sinal de que as vendas nas próximas semanas provavelmente cairão, muitos compradores disseram que ao chegar ao término do fim de semana já tinham completado grande parte do total de suas compras de Natal. Foi o que declararam 39,3% dos consumidores, em comparação com 36,4% no ano passado, segundo a pesquisa da NRF.
Outra pesquisa realizada pela ShopperTrak RCT Corp., concluiu que as vendas na sexta-feira foram 3% superiores às do ano passado, alcançando US$ 10,6 bilhões. Esse aumento representa uma desaceleração do crescimento em relação a 2007, quando se registrou um aumento de 8% nas vendas. Hoje, a ShopperTrak vai divulgar os números relativos a sábado e domingo.
Depois de dois meses de acentuado declínio nas vendas, muitos varejistas reduziram drasticamente o preço das mercadorias a fim de limpar o estoque, mesmo ficando com menores margens de lucro. Brian J. Dunn, presidente da Best Buy Co., disse que não é provável que os preços caiam mais ainda do que já caíram no fim de semana, quando essa cadeia varejista anunciou produtos como uma TV de alta definição da Sony, de 40 polegadas, por US$ 899.
"O objetivo principal era esvaziar o estoque" diz Brendan Hoffman, diretor-presidente da Lord & Taylor, onde o movimento foi melhor do que o previsto pela cadeia varejista. "Mesmo com reduções de preço mais agressivas do que o normal, reduzir os preços hoje continua sendo melhor (...) do que fazer isso mais para a frente na temporada de Natal."
Na rede Bloomingdale´s, que pertence à Macy´s Inc. e vende produtos mais sofisticados, os compradores foram atraídos por grandes descontos, como 40% em roupas esportivas, 50% em sapatos masculinos e cupons de US$ 15 de presente para cada US$ 100 em compras. "O consumidor é muito astuto, e há ofertas muito baratas no mercado neste momento", diz Michael Gould, diretor-presidente da Bloomingdale´s. Ele nota que o movimento na sexta-feira foi um pouco menor do que no ano anterior.
No sábado era visível a redução nas levas de consumidores. No Gurnee Mills Mall, um shopping center em Gurnee, Illinois, centenas de vagas no estacionamento continuava vazias no sábado, apenas duas horas depois da abertura das lojas, às 9 horas. "Eu não estava realmente esperando um grande afluxo de compradores para hoje", diz Randy Ebertowski, gerente-geral do shopping, ao meio-dia de sábado. "Creio que as pessoas vieram às compras com força total ontem, e agora talvez estejam fazendo uma pequena pausa."
Muitos compradores disseram que não podiam deixar de aproveitar as grandes liquidações do fim de semana, mas não planejavam gastar muito além dessas compras. No Dia de Ação de Graças Candace Adeszko, 25 anos, comprou um suéter, cinco camisas e uma calça de veludo na loja J.Crew, no Chicago Premium Outlets, nos arredores de Aurora, Illinois, calculando que custaram um total de US$ 75 a US$ 100. "Se eu conseguir comprar algumas coisas baratas agora, vou comprar" disse essa aluna de pós-graduação de Downers Grove, Illinois. Nos últimos meses ela cortou seus gastos com tudo, exceto o essencial, pois não sabe se conseguirá empréstimo estudantil.
Espera-se que os descontos continuem hoje - dia em que os consumidores voltam ao trabalho e compram pela internet. Nesse dia, 83,7% dos varejistas planejam oferecer promoções especiais, em comparação com 72,2% no ano passado, segundo pesquisa da Shop.org, divisão da NRF. As promoções agressivas se seguem a um fraco mês de outubro, em que as vendas online aumentaram 1% - o menor índice de aumento desde 2001, segundo a comScore.
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