domingo, 8 de julho de 2012

Você pode ficar sem internet nesta segunda-feira por causa de malware – eis como resolver isto

Você pode ficar sem internet nesta segunda-feira por causa de malware – eis como resolver isto:
À 1h da manhã (horário de Brasília), a internet vai ficar inacessível para cerca de 300.000 pessoas ao redor do mundo por causa do malware DNS Changer. Se seu computador estiver infectado, você não conseguirá entrar na internet a partir desta segunda-feira. Eis como verificar se você tem o malware – e como se livrar dele.
Estima-se que 300.000 pessoas serão afetadas. Vale notar que, apesar do número parecer alto, na verdade é um conjunto pequeno dos usuários de Internet (mais de 2 bilhões). Muito provavelmente, você não tem esse malware. Sério, não deve ter mesmo. Mas assim como todo malware, é melhor ter certeza.

O que é o DNS Changer?

Este malware redirecionava computadores para servidores DNS maliciosos, em vez dos servidores normais do seu provedor. Servidores DNS são como tradutores para a internet: eles convertem o endereço www.site.com.br em um endereço IP. Ele pega o nome do site que você digita, procura o servidor do site, e conecta você a ele. O malware DNS Changer, no entanto, manda os usuários para servidores diferentes sem você saber.
O FBI viu que isto estava acontecendo e decidiu intervir, prendendo a equipe por trás do DNS Changer e substituindo os servidores maliciosos por outros, limpos e seguros. Foi uma solução temporária que funcionou por enquanto, mas será desligada em 9 de julho, porque os servidores serão fechados – a ordem judicial para manter os servidores vale até amanhã.

Verifique seu computador

O DNS Changer afeta apenas computadores com Windows e Mac OS X. Ou seja, se você usa Linux ou dispositivos móveis (com iOS, Android etc.) fique tranquilo: eles estão limpos.
Saber se seu computador foi afetado pelo DNS Changer é extremamente fácil: basta visitar o DNS-ok.us, site mantido pelo FBI, para saber. Se aparecer uma imagem verde, tudo certo: você não tem o malware, nem nada a se preocupar. Simples assim.
No entanto, se aparecer a imagem vermelha e você estiver infectado, aí você tem que limpar seu computador.

Como eu tiro o DNS Changer do meu computador?

De acordo com o DNS Changer Working Group (DCWG), você pode usar estas ferramentas para consertar seu computador. São ferramentas gratuitas, mas a maioria dos antivírus deve funcionar também. Faça um backup dos seus arquivos antes de usá-las:
O pessoal da Naked Security explica todo o problema e ainda fez um vídeo – é um bom lugar para procurar por dicas visuais para remover o DNS Changer do seu computador.
Depois que seu computador estiver limpo, é só voltar a aproveitar a internet que você conhece e ama. Vale repetir: o malware DNS Changer só afeta uma fração dos usuários da internet. Mas se ele lhe afetar, tire-o. Já. [DCWGNaked SecurityPCMag]

Foto por Stepan Kapl / Shutterstock




Minha lista de blogs