Introdução a Como funciona Barack Obama

por Joshua Clark - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Ao longo da metade da primeira década do século 21, o Partido Republicano controlava o Congresso e a Casa Branca. Entretanto, o público eleitor percebeu que o Congresso estava fazendo poucos progressos na resolução de determinadas questões [fonte: Murray (em inglês)].

Quando as eleições de 2006 para o Congresso se desenrolaram, os democratas receberam de volta ambas as câmaras. Aos democratas, era uma mensagem clara: "O povo americano votou decisivamente a favor de os democratas guiarem esse país para uma nova direção", disse o líder democrático do Senado, Harry Reid [fonte: Los Angeles Times (em inglês)].

Barack Obama durante discurso em Los Angeles.
Michael Tran/FilmMagic
O senador Barack Obama na corrida da campanha
em Los Angeles, fevereiro de 2007
­

Entretanto, nos dois anos seguintes, o Congresso liderado pelos democratas enfrentou críticas similares às enfrentadas pelos republicanos. "O Congresso não está fazendo o seu trabalho", criticou o presidente George W. Bush em novembro de 2007. Estamos próximos do fim do ano e não existe nada que realmente demonstre isso" [fonte: The Guardian].

Se há uma mensagem clara que Barack Obama deseja enviar aos eleitores é a de que ele realmente representa mudança. Obama tem sido chamado de "o primeiro negro com chances reais de chegar à presidência dos Estados Unidos" [fonte: The Washington Post (em inglês)].

Filho de pai negro e mãe branca que se divorciaram quando ele ainda era criança, Obama foi criado fora de qualquer religião organizada, estudou na Indonésia e admitiu ser usuário de drogas quando jovem. Ele derrotou Al Franken e George Carlin, entre outros, recebendo um prêmio do Grammy 2006 pelo "Melhor Álbum Narrado" da versão em áudio de seu livro, "Dreams from My Father" [fonte: Billboard (em inglês)].

Barack Obama afirma que a América não está dividida entre republicanos e democratas, mas por velhas rivalidades políticas. Ele afirma ser o candidato que poderá unir o governo americano. "Este é o momento para uma nova geração de liderança, pois as velhas políticas não estão dando conta", disse para uma multidão na Universidade de Denver em 30 de janeiro de 2008 [fonte: ABC News (em inglês)].

Essa mensagem atraiu o apoio de muitos setores da política americana, do público e da mídia. "Nós acreditamos que Barack Obama possui a melhor chance de mudar Washington e a nação impregnadas pelo partidarismo venenoso das décadas recentes", escreveram os editores do Arizona Republic [fonte: Arizona Republic (em inglês)].

Obama possui conceito extremamente favorável entre os grupos liberais e desfavorável entre os grupos conservadores. Ele é visto com simpatia entre os trabalhadores e com hostilidade por parte das empresas. Sistema de saúde, diplomacia e o fim da guerra do Iraque estão entre suas maiores preocupações. Ele é a favor do desarmamento nuclear, da diplomacia com o Irã e defende a escolha pessoal no debate sobre o aborto.

Então como Barack Obama chegou a esse estágio da sua carreira política? Continue lendo para descobrir sobre a vida de Obama antes da disputa presidencial.

Introdução a Como funciona Barack Obama