quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cenário recessivo leva DJ ao menor nível em três meses

Agências internacionais
O índice Dow Jones teve o menor nível de fechamento em três meses ontem, após recuar para abaixo dos 12 mil pontos pela primeira vez desde meados de março em razão de preocupações sobre uma economia fraca devido aos problemas no setor de crédito derrubando as ações de bancos e de empresas de transportes.

O Dow Jones teve baixa de 1,08%, a 12.029 pontos, menor nível de fechamento desde 17 de março. O indicador Standard & Poor's 500 caiu 0,97%, a 1.337 pontos. O Nasdaq, que mede o desempenho do setor americano de tecnologia retrocedeu 1,14%, a 2.429 pontos.

A FedEx detonou os temores de uma desaceleração da economia nesta sessão ao prever baixos lucros à medida que os crescentes custos dos combustíveis enfraquecem a demanda.

As ações da empresa de entrega, observada de perto em Wall Street como um termômetro para atividade industrial norte-americana, caíram 2,1%.

Somando-se à fraca perspectiva para as ações de bancos, a Fifth Third Bancorp despencou 27%, para US$ 9,26. O banco do Meio-Oeste afirmou que irá cortar seus dividendos e terá de levantar US$ 2 bilhões em capital, espalhando o medo que a crise de crédito está apertando ainda mais os bancos comerciais.

"Os setores automobilístico, financeiro e de transportes estão muito sensíveis à percepção de que o crescimento econômico está ficando fraco", disse Bruce Zaro, estrategista-chefe da Delta Global Advisors. "Nós temos poucas evidências de que a economia já atingiu o fundo do poço", complementou.

O principal índice de ações européias fechou em queda, com o recuo do petróleo afetando as empresas do setor e anúncios negativos dos bancos Morgan Stanley e Fifth Third .

O índice FTSEurofirst 300, que capta a variação das principais blue chips do continente, caiu 1,47%, para 1.250 pontos.

Os bancos lideraram a queda dos papéis no mercado europeu. A liderança coube ao Royal Bank of Scotland, cuja baixa alcançou 4,97%. Houve ainda perdas da ordem de 4% para o suíço UBS e de 2,3% nos papéis do espanhol Santander .

No setor de petróleo, a BP teve queda de 2,1%.

Nos Estados Unidos, os principais índices também caíam depois que o Morgan Stanley informou queda do lucro e o Fifth Third anunciou redução de dividendos e um plano de aumento de capital.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,79%, a 5.756 pontos. O DAX, de Frankfurt, caiu 0,99%, para 6.728 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 1,44%, para 4.618 pontos. Também recuaram as bolsas de Milão (1,75%), Madri (1,97%) e Lisboa (1,15%).

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs