quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ação da Petrobras lidera recomendações de carteiras pelo oitavo mês consecutivo


Por: Gabriel Ignatti Casonato
10/09/08 - 12h30
InfoMoney

SÃO PAULO - As ações preferenciais da Petrobras receberam o maior número de recomendações nas carteiras dos analistas para setembro, segundo levantamento realizado pela InfoMoney que incluiu 17 portfólios sugeridos por corretoras e bancos de investimentos.

As carteiras selecionadas são de: Ágora, Ativa, Citigroup, Coinvalores, Fator, Geração Futuro, HSBC, Itaú, Planner, Safra, Senso, Socopa, Souza Barros, Spinelli, UBS Pactual, Unibanco e Win.

Petrobras: 8º mês consecutivo na liderança
Das 17 instituições pesquisadas, 15 listaram os títulos da Petrobras entre suas sugestões, colocando a companhia no topo pelo oitavo mês consecutivo. Além do grande potencial das novas reservas descobertas, o patamar atrativo dos papéis também é citado pelos analistas para justificar a recomendação.

Olhando para os fundamentos da petrolífera, os especialistas afirmam ser injustificável a forte queda recente dos ativos, principalmente à luz das perspectivas favoráveis que envolvem a empresa.

Segundo o Unibanco, que vê boa oportunidade de compra nos papéis, a companhia está cotada a múltiplos atrativos em comparação aos seus principais pares internacionais. O banco ainda destaca a possibilidade das possíveis descobertas de novas bacias aumentarem sua reserva provada.

Neste sentido, a WinTrade, home broker da Alpes Corretora, ressalta o alto potencial de valorização dos ativos para os próximos anos, principalmente após a descoberta dos poços de Tupi e Júpiter, que deverão influenciar positivamente a cotação da petrolífera com o início da exploração.

Por fim, a forte liquidez dos papéis da Petrobras é sempre mencionada como um ponto positivo, assim como os múltiplos das ações da estatal.

Vale de volta ao segundo lugar
Voltando ao segundo lugar, com apenas uma indicação a menos que a líder, as ações preferenciais classe A da Vale também estão bem avaliadas. Os analistas destacam as perspectivas de manutenção da forte demanda por minério de ferro nos próximos anos e os bons fundamentos da empresa como pontos positivos aos papéis.

De acordo com a Win, a mineradora atua em um setor com elevadas margens de lucro e é a segunda empresa que mais gera caixa no Brasil. Apesar da desaceleração econômica mundial, a corretora acredita que a demanda por minério de ferro deva continuar forte, sustentada pelas economias emergentes, sobretudo China, Índia e Brasil.

Já a Souza Barros avalia que a companhia obtém destaque através de sua ampla disponibilidade de recursos naturais e excelente infra-estrutura de transporte, que se traduzem em grande potencial de crescimento e geração de novos negócios.

Adicionalmente, assim como a Petrobras, a fraca performance dos papéis da Vale nas últimas semanas também coloca os ativos como uma opção interessante de ganhos. Para a Merrill Lynch, é difícil afirmar se os papéis já atingiram o 'fundo do poço', mas os atuais patamares de preço e o potencial de valorização sobrepujam os riscos.

CSN assume o terceiro lugar
Com 8 indicações, as ações ordinárias da CSN completam o pódio. Os sólidos fundamentos e as fortes vendas da companhia no mercado interno, que deve continuar apresentando alta demanda, continuam aparecendo como os principais vetores de desempenho aos ativos.

Além disso, a perspectiva de novos reajustes nos preços também anima. O Citigroup aposta na possibilidade de novos aumentos baseando-se no cenário do setor, que continua favorável. Para os analistas, a relação entre a oferta e a demanda no mercado local tende a seguir "estreita" ao menos até 2012.

Neste sentido, o Unibanco destaca que a CSN deverá ser a maior beneficiada com a esperada rodada de aumento de preços do aço ainda neste segundo semestre.

Por fim, a Link não vê motivos para a queda exagerada dos papéis da siderúrgica, uma vez que as expectativas para o mercado de minério de ferro continuam positivas, e, nos outros mercados onde ela atua, a situação não é crítica.

Confira a lista das mais recomendadas em setembro:

AçãoRecomendações
Petrobras PN15
Vale PNA14
CSN ON8
Bradesco PN7
Gerdau PN7
Usiminas PNA7
Banco do Brasil ON6
CCR ON4
Randon PN4
WEG ON4
VCP PN4

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs