quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dicionário da crise

Alavancagem - Operação na qual o valor negociado de ativos e/ou derivativos supera o total do patrimônio líquido.

Ativo e passivo - Ativos são o patrimônio de uma empresa: bens, títulos, ações, moedas, marcas, reputação. Passivos são as dívidas e obrigações a pagar.

Circuit breaker - A "quebra de circuito" é um mecanismo de proteção da bolsa de valores. As negociações são interrompidas quando as variações no preço dos papéis excedem um limite pré-estabelecido, que varia de bolsa para bolsa. Na Bovespa, é adotado quando um índice registrar uma queda superior a 10% em algum momento do pregão.

Recessão - Período em que a economia encolhe. Em geral, fala-se em recessão quando o Produto Interno Bruto (PIB) sofre retração por dois trimestres consecutivos.

Derivativo - Operação financeiracomplexa que deriva dos ativos (por isso o nome). Uma ação, que é um ativo, pode ser comprada e vendida no mercado à vista. O direito de compra dessa ação a um determinado valor até uma certa data é um derivativo. Essa operação não envolve necessariamente a ação, mas sim a opção de comprá-la ou vendê-la. Operações desse tipo são realizadas geralmente no mercado futuro ou de opções.

Hedge - Contrato ou operação negociado no mercado futuro que visa a proteger o investidor de oscilações bruscas de preços. Os chamados fundos hedge são aqueles que se dedicam a administrar esse tipo de operação.

Liquidez - Facilidade com que um ativo vira moeda corrente. A caderneta de poupança, por exemplo, tem alta liquidez, pois os recursos podem ser resgatados diariamente. Já um imóvel tende a ter baixa liquidez.

Subprime - É uma espécie de financiamento de segunda linha concedido a empresas ou pessoas físicas que não preenchem os requisitos para pleitear um crédito de primeira linha. Crédito de alto risco, em que o credor cobra taxas mais altas. Durante os anos de juros baixos, os americanos passaram a tomar empréstimos desse tipo para refinanciar suas casas e comprar outros imóveis. Quando os juros começaram a subir, a taxa de inadimplência disparou e provocou quebradeira de bancos, já que muitos desses créditos de risco haviam se transformado em derivativos, negociados no mercado financeiro.

Swap - Troca, em inglês. No jargão financeiro, são contratos que estabelecem troca de risco entre investidores. O swap cambial é o recurso que o Banco Central usa para compensar a escalada do dólar.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs