segunda-feira, 21 de março de 2011

Dicas para investir em ações

Dicas para investir em ações: "

Carla Falcão e Olivia Alonso, iG São Paulo

Controlar a ansiedade, sobretudo nos momentos de maior turbulência do mercado, é uma das dicas para quem vai investir em ações

Veja dicas de consultores especializados em finanças pessoais para investir em ações:


- Estude. Leia livros sobre o tema, inscreva-se em cursos (há várias opções no mercado, incluindo cursos gratuitos), teste seus conhecimentos em simuladores, converse com profissionais especializados. O tempo investido em educação financeira se paga no médio prazo, garantem os consultores.


- Fuja dos “conselhos” de amigos e conhecidos. Se precisar de orientação, busque consultorias especializadas. A chance de ter prejuízos será bem menor.


- Pesquise as melhores taxas de corretagem e avalie se o banco, clube de investimentos ou corretora escolhida tem boa reputação no mercado e trabalha com seriedade.


- Entenda o conceito de longo prazo para os investimentos em Bolsa. Muitos investidores iniciantes acreditam que seis meses é um prazo longo quando se trata de apostar no mercado financeiro. Mas, segundo consultores, prazos longos começam a partir de 10 anos.


- Assegure-se de que você tem a disponibilidade de tempo para o tipo de investimento que deseja fazer. Quem opta pela realização de operações diárias – day trade, no jargão do mercado – tem que estar consciente de que a necessidade de acompanhamento constante das oscilações dos papéis pode penalizar o trabalho e a família.


- Mantenha o foco. Se você entrou na Bolsa disposto a assegurar uma renda para sua aposentadoria, evite tornar-se um especulador de uma hora para a outra. As chances de perder dinheiro são altas.


- Não se deixe seduzir pelo o que o mercado chama de sorte de principiante. Não é incomum que um investidor recém-chegado à Bolsa tenha ganhos consideráveis e comece a arriscar o dinheiro reservado para as contas do dia-a-dia. O resultado, em geral, não é dos melhores.


- Controle sua ansiedade. Se os papéis nos quais você investiu começaram a perder valor, avalia a situação antes de vendê-los. A companhia pode se recuperar em seguida e você irá realizar um prejuízo sem necessidade.


- Lembre-se de que a Bolsa de Valores não é cassino ou bingo. Uma coisa é rentabilizar investimentos. Outra, completamente diferente, é multiplicar dinheiro. Desconfie de ofertas de investimentos que prometem retorno rápido e muito alto.



"

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs