terça-feira, 10 de junho de 2008

Como funciona a telefonia 3G

http://eletronicos.hsw.uol.com.br/telefonia-3g.htm

Introdução

Sete anos depois de os japoneses terem entrado na terceira geração das redes de comunicação e serviços móveis, os brasileiros começam a engatinhar na telefonia 3G com o leilão das faixas de freqüência (1,9 GHz e 2,1 GHz) de rádio que permitem a transmissão pelo celular de voz e dados em alta velocidade. Com a 3G será possível ter no celular Internet banda larga, vídeo e multimídia de alta resolução, jogos online, downloads mais rápidos, serviços bancários e até TV.

­A telefonia 3G começa a ser instalada no segundo semestre de 2008, e as operadoras que venceram o leilão de 18 de dezembro de 2007 poderão usar a tecnologia que desejarem e terão, segundo edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as seguintes obrigações nos primeiros oito anos após a assinatura dos termos de autorização:
    ­
  • Em dois anos, todos os municípios brasileiros terão cobertura para serviços de telefonia celular. Para atender aos municípios menores, as operadoras poderão optar por utilizar rede particular - nesse caso, cada empresa terá obrigação de atender a 25% das cidades da região - ou por rede compartilhada, operada por terceiros - dessa forma, as autorizadas das quatro faixas deverão cobrir 100% dos municípios da região. É a chamada universalização do celular, com investimentos de R$ 2,5 bilhões até 2010.
  • Em dois anos, todas as capitais dos Estados, o Distrito Federal e as cidades com mais de 500 mil habitantes terão cobertura total (por definição, cobertura total corresponde a 80% da área urbana) para serviços de banda larga móvel.
  • Ao fim de quatro anos, todos os municípios com mais de 200 mil habitantes deverão estar cobertos pela banda larga sem fio. Passados cinco anos, 50% dos municípios com população entre 30 mil e 100 mil habitantes e 100% daqueles acima desta faixa estarão aptos a utilizar esses serviços.
  • Ao fim do oitavo ano, pelo menos 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes terão a tecnologia disponível. Ao todo, cerca de 3.800 municípios brasileiros serão atendidos com os serviços de banda larga sem fio.­­

http://eletronicos.hsw.uol.com.br/telefonia-3g.htm

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs