quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Melhora de Alemanha e França freia retração econômica na UE

Melhora de Alemanha e França freia retração econômica na UE: "Bruxelas, 13 ago (EFE).- A economia europeia freou sua retração no segundo trimestre do ano, quando o Produto Interno Bruto (PIB) caiu apenas 0,1% nos países do euro e 0,3% no bloco inteiro, graças principalmente à retomada do crescimento em Alemanha e França.Segundo os primeiros números divulgados hoje, tanto a economia alemã como a francesa puseram fim entre abril e junho a quatro trimestres consecutivos de contração, com avanços de 0,3%.

Como consequência, acabou moderada a deterioração da atividade tanto na zona do euro como na UE, com recuos de 0,1% e 0,3%, muito abaixo das quedas de 2,5% e 2,4%, respectivamente, registradas nos três primeiros meses do ano.

Os números, divulgados hoje pelo Eurostat, o escritório estatístico do bloco, indicam que a recessão pode ter chegado ao fundo do poço na Europa no primeiro trimestre e que a economia já estaria iniciando uma recuperação.

Segundo o Eurostat, além de Alemanha e França, só Grécia, Portugal e Eslováquia mostraram avanços no PIB no segundo trimestre.

A Alemanha, maior economia da UE, passou de um recuo de 3,5% nos três primeiros meses à expansão, da mesma forma que a França, que havia constatado retração no mesmo período de 1,3%.

Se comparada com o segundo trimestre de 2008, a economia na zona de moeda única se contraiu de abril a junho 4,6% e 4,8% em toda a UE, contra recuos de 4,9% e 4,7%, respectivamente, registrados entre janeiro e março.

Todos os países com dados disponíveis tiveram queda no PIB em termos anualizados.

Na Alemanha a retração foi de 5,9% e na França de 2,6%. A economia britânica recuou 5,6% e a italiana, 6%.

Os três países bálticos, especialmente a Lituânia, onde a atividade caiu em termos anualizados 22,6%, são os membros da EU com a pior evolução econômica dos últimos meses. EFE epn/rr"

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs