domingo, 27 de abril de 2008

Nobel Joseph Stiglitz acusa Bush e Fed por crise financeira

27/04/2008 - 10h37
Nobel Joseph Stiglitz acusa Bush e Fed por crise financeira

Viena, 27 abr (EFE).- A desvalorização do dólar e a crise financeira nos Estados Unidos são fatos atribuíveis à política do Governo americano e do Federal Reserve (Fed, banco central), e afetarão a economia européia, diz o Prêmio Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz.

"Toda essa história de que a Europa agora quer se desassociar dos EUA é um mito. O dólar fraco continuará afetando a economia européia porque dificultará as exportações européias", declarou o economista americano à revista austríaca "Profil".

Stiglitz, que foi assessor do ex-presidente americano Bill Clinton, também afirma que o enfraquecimento do dólar frente ao euro e ao iene é parte de uma política proposital para "empobrecer os vizinhos".

Para ele, os principais responsáveis pela crise são o presidente dos EUA, George W. Bush, e o ex-presidente do Fed Alan Greenspan.

Segundo Stiglitz, Bush encarregou Greenspan de estimular a economia após fracassar em sua tentativa de fazê-lo basicamente através da diminuição dos impostos.

Contudo, a redução dos juros decidida por Greenspan favoreceu o crédito de tal forma que provocou uma crise no setor hipotecário.

Na entrevista que a "Profil" publicará amanhã, Stiglitz diz que, "infelizmente, esse homem (Greenspan) cometeu muitos erros".

"O primeiro foi seu apoio a todas essas reduções tributárias feitas na Administração Bush. Elas não estimularam muito a economia.

Essa incumbência depois foi transferida à política monetária. Mas depois, mediante taxas de juros baixas, essa uma avalanche de créditos", acrescentou.

O Nobel da Economia também diz que Bush é o responsável, "mediante as constantes reduções fiscais e os enormes gastos com o conflito no Iraque", pela economia ter se tornado menos resistente do que deveria ser.

Também segundo Stiglitz, os responsáveis pelas bolsas de Wall Street contribuíram para o desastre: "Estes defensores do livre mercado são para mim autênticos hipócritas. O que realmente pretendem é ter liberdade para exploram o sistema. E, enquanto isso, negam o fato de que em um mercado desenfreado não existe a igualdade de oportunidades".

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs