sexta-feira, 11 de abril de 2008

Confira a agenda do investidor para a terceira semana de abril

Confira a agenda do investidor para a terceira semana de abril

Por: Rafael de Souza Ribeiro
11/04/08 - 19h00
InfoMoney

SÃO PAULO - Dentro da agenda da terceira semana de abril, os investidores olharão para os EUA atentos às vendas ao varejo e aos índices de preços ao consumidor e ao produtor.

No cenário nacional, a ênfase fica para a reunião do Copom. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária atualizará a taxa básica de juro do País, atualmente em 11,25% ao ano. A maior parte dos economistas aposta em um aumento da Selic.


> Segunda-feira (14/4)

- Brasil

8h30 - O Banco Central publica o relatório semanal Focus, que compila a opinião de instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial semanal, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante a segunda semana de abril.

- EUA

9h30 - Destaque para o indicador Retail Sales referente ao mês de março, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

11h00 - O Business Inventories compreende o nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo durante o mês fevereiro.


> Terça-feira (15/4)

- Brasil

Destaque para o primeiro dia da reunião do Copom, quando os membros do Comitê expõem suas opiniões sobre a conjuntura econômica nacional.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresenta a Pesquisa Mensal do Comércio de fevereiro, que acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil.

- EUA

9h30 - O Departamento de Trabalho apresenta os números do PPI (Producer Price Index) e de seu núcleo, que descrevem os preços praticados por produtores durante o mês de março.

9h30 - O Fed de Nova York divulga o NY Empire State Index de abril, índice com o intuito de medir a atividade manufatureira no estado.

10h00 - Será apresentado o Net Foreign Purchases de fevereiro, que mede as compras líquidas de ativos norte-americanos por parte de estrangeiros.


> Quarta-feira (16/4)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) publica o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de abril. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

18h00 - O Copom atualiza a taxa Selic.

Há vencimento dos contratos de Ibovespa futuro negociados na BM&F.

- EUA

9h30 - Destaque para a divulgação do CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de março.

9h30 - Serão apresentados os dados do setor imobiliário local, através dos índices Housing Starts e Building Permits, que medem, respectivamente, o número de casas que começaram a ser construídas e quantas autorizações para a construção de imóveisforam concedidas.

10h15 - Atenção aos números do setor industrial do mês de março, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

11h30 - O relatório de estoques de petróleo é semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration); importante medida, já que o país é considerado o maior consumidor do combustível.

15h00 - Investidores estarão atentos ao Livro Bege do Fed, relatório importante sobre o desempenho atual da economia do país.


> Quinta-feira (17/4)

- Brasil

Não serão apresentados índices relevantes no País.

- EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

11h00 - A Conference Board apresenta o Leading Indicators referente ao mês de março. O relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção.

11h00 - O Fed da Philadelphia divulga o Philadelphia Fed Index de abril, indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado.


> Sexta-feira (18/4)

- Brasil

07h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulga o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente à segunda quadrissemana de abril. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

08h00 - A FGV apresenta o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) do mês de abril. O índice, que é formado por um conjunto de indicadores de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

- EUA

Não serão apresentados índices relevantes no país.

Como começa a semana subseqüente?


> Segunda-feira (21/4)

- Brasil

Será comemorado o feriado de Tiradentes, e conseqüentemente, não haverá pregão na Bovespa.

- EUA

Não serão apresentados índices relevantes no país.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs