quinta-feira, 24 de julho de 2008

Real compra mais Big Macs que o dólar, aponta "Economist"

Real compra mais Big Macs que o dólar, aponta "Economist"

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A valorização do real frente ao dólar continua a permitir que o dinheiro que compra um Big Mac no Brasil compre o sanduíche e talvez alguma sobremesa nos EUA --ao menos segundo o "Big Mac Index", divulgado nesta quinta-feira pela revista britânica "The Economist". Por aqui, o sanduíche custa R$ 7,50 --ou US$ 4,73--, contra US$ 3,57 em sua terra natal.


Sanduíche custaria US$ 4,73 no Brasil, superando o preço nos Estados Unidos
Sanduíche custaria US$ 4,73 no Brasil, superando o preço nos Estados Unidos

O índice, criado em 1986 pela então editora da revista Pam Woodall, é baseado na teoria da Paridade do Poder de Compra (PPP, na sigla em inglês), que compara preços de produtos semelhantes nos diferentes países considerando uma mesma moeda. Assim, economistas da revista convertem para dólares os preços do sanduíche coletados em diferentes regiões. Então, calculam a relação entre o preço do Big Mac nos EUA e o seu valor em dólares em cada nação --o percentual resultante dá uma medida da relação entre as duas moedas.

A paridade do Big Mac é a taxa de câmbio que faria os hambúrgueres custarem o mesmo nos EUA e em todos os países. Para que o preço do sanduíche fosse equivalente em termos de paridade de poder de compra, a moeda americana teria que estar avaliada em R$ 2,10; no ano passado, esse valor era de R$ 2,02. A cotação do dólar usada no cálculo estava em R$ 1,58; em julho do ano passado, era de R$ 1,91.

No índice do ano passado, essas posições relativas já estavam estabelecidas, apenas com uma margem de diferença um pouco menor: no Brasil, o preço do sanduíche era US$ 3,61, e nos Estados Unidos, US$ 3,41. O índice mostra que, hoje, o dinheiro que nos EUA compra um Big Mac não é suficiente para comprar o lanche no Brasil.

Em julho do ano passado, o real apresentava, pelo índice Big Mac, uma sobrevalorização de 6% em relação ao dólar. Neste ano, a sobrevalorização atingiu 33%.

A moeda campeã de valorização sobre o dólar é a coroa norueguesa (121%). Um Big Mac na Noruega custa, assim, US$ 7,88. No sentido contrário, na China o Big Mac custa 12,5 yuans (desvalorização de 49%); em dólares, o preço do sanduíche é de US$ 1,83. Em termos de PPP, o dólar teria de valer 3,50 yuans, mas a taxa de câmbio utilizada pela revista está em 6,83 yuans.

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