quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Acompanhando mau humor externo, ADRs brasileiros fecham em forte baixa

http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1440455&path=/investimentos/

Por: Felipe Abi-Acl de Miranda
20/11/08 - 19h35
InfoMoney

SÃO PAULO - A quinta-feira (20) foi de volatilidade e pessimismo nos mercados internacionais, mantendo-se a tendência verificada nos últimos pregões. Por conta do feriado pelo Dia da Consciência Negra, não houve negociações na BM&F Bovespa.

Na Ásia e na Europa, as bolsas fecharam com queda expressiva, sob temores de uma recessão mais pronunciada nas economias desenvolvidas e conseqüente recuo do preço de commodities.

Em Wall Street, os principais índices de ações esboçaram alguma recuperação no meio da tarde diante de um acordo bipartidário entre congressistas norte-americanos para socorrer as montadoras. Ao final, porém, as bolsas dos EUA também cederam ao temor de queda da atividade econômica, tensões no setor financeiro e queda de papéis ligados a commodities - o barril de petróleo veio abaixo de US$ 50 em Nova York e pressionou títulos ligados à matéria-prima.

Acompanhando o mau humor externo, os principais ADRs brasileiros encerraram em baixa, o que pode ser um prenúncio de dificuldades na abertura de sexta-feira. Papéis atrelados ao setor financeiro e a commodities foram sensivelmente penalizados.

Os papéis da Petrobras negociados na bolsa de NY caíram 16,35% e os da Vale recuaram 12,18%.

Indicadores ruins nos EUA
Pela manhã, as bolsas norte-americanas chegaram a cair quase 3% depois da publicação do indicador Initial Claims. O número de pedidos de auxílio-desemprego veio bem acima do esperado pelo mercado na última semana nos EUA, marcando um total de 542 mil novos pedidos.

Depois, os investidores avaliaram o Leading Indicators, que registrou variação negativa de 0,8% no mês de outubro, pior do que o previsto pelo mercado, que esperava recuo de 0,6%. O indicador é um relatório que compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra, permissões para construção entre outros.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs