sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Confira a agenda do investidor para a primeira semana de agosto


Por: Rafael de Souza Ribeiro
01/08/08 - 20h25
InfoMoney

SÃO PAULO - Dentro da agenda da primeira semana de agosto, os investidores estarão atentos, sobretudo, à decisão de política monetária do Federal Reserve, marcada para terça-feira (5).

No cenário nacional, o destaque fica para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de julho. O indicador orientará novas percepções sobre o controle da inflação doméstica.


> Segunda-feira (4/8)

- Brasil

8h30 - O Banco Central organiza o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

- EUA

9h30 - Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de junho, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, respectivamente.

11h00 - Será divulgado o Factory Orders referente ao mês de junho. Esse índice mede o volume de pedidos, feitos à industria como um todo, de bens duráveis e bens não-duráveis.


> Terça-feira (5/8)

- Brasil

07h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) anuncia o IPC referente ao acumulado de julho. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h30 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil de julho, levantamento dos preços e dos custos dos materiais utilizados no setor.

- EUA

11h00 - Será publicado o ISM Services de julho, responsável pela mensuração do nível de atividade não-industrial.

15h15 - O Fed decidirá o novo patamar do juro básico norte-americano, atualmente em 2,00% ao ano.


> Quarta-feira (6/8)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) publica o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de julho, importante medida de inflação nacional.

9h30 - O IBGE anuncia a Pesquisa Industrial Regional de junho, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria, mediante recortes locais.

11h00 - O Dieese revela o Índice de Custo de Vida referente ao mês de julho. O relatório contém informações a respeito do custo de vida dos moradores do município de São Paulo.

- EUA

11h30 - Será publicado o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA é o maior consumidor do combustível.


> Quinta-feira (7/8)

- Brasil

10h00 - O IBGE apresenta o Levantamento da Produção Agrícola referente ao mês de julho, que traz informações sobre acompanhamento e previsão de safras.

- EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

11h00 - A National Association of Realtors divulga o Pending Home Sales de junho, indicador responsável por medir a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva.

16h00 - E, para encerrar, o Federal Reserve anuncia o Consumer Credit referente ao mês de junho, com objetivo de medir o total de crédito ao consumidor.

- Europa

O dia será marcado por reuniões de política monetária do Banco Central Europeu e do Banco da Inglaterra. Ambos vão decidir sobre eventuais mudanças nos parâmetros do juro básico.


> Sexta-feira (8/8)

- Brasil

8h00 - A FGV publica o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de agosto. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 - A instituição também apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do primeiro decêndio de agosto, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

9h00 - O IBGE anuncia o IPCA e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de julho. O IPCA é um dos principais índices utilizados pelo Banco Central para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação.

- EUA

9h30 - Destaque para a preliminar do Productivity & Costs referente ao segundo trimestre. Esse índice mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária.

11h00 - Para encerrar, sai o Wholesale Inventories de junho, relatório que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista.


Como começa a semana subseqüente?

> Segunda-feira (11/8)

- Brasil

8h30 - O Banco Central organiza o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

9h00 - O IBGE apresenta a Pesquisa Industrial de Emprego e Salário de junho, que produz indicadores relativos ao comportamento do mercado de trabalho no setor industrial.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

Não serão apresentados índices relevantes no país.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs