segunda-feira, 14 de abril de 2008

Economia norte-americana responsável por mais um dia de tensão


Por: Gustavo Kahil
14/04/08 - 09h20
InfoMoney

SÃO PAULO - Os mercados internacionais operam em queda nesta segunda-feira (14). O início da temporada de resultados de grandes instituições financeiras norte-americanas aumenta a aversão ao risco dos investidores.

Na Europa, as principais bolsas da região operam em queda. Nos EUA, as negociações dos mercados futuros apontam para uma abertura em baixa dos principais índices em Wall Street. Na Ásia, o índice Nikkei encerrou com queda de 3,05%.

O banco Wachovia, quinto maior banco dos EUA em valor de mercado, reportou prejuízo líquido de US$ 393 milhões na passagem do primeiro trimestre de 2008. As ações do banco caem mais de 10% no pré-market em Nova York.

Vendas no varejo
"O calendário norte-americano hoje está centrado em torno das vendas no varejo em março", avalia o banco UBS em relatório publicado nesta manhã. O Departamento de Comércio dos EUA publica o indicador às 9h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira.

"A fraqueza do consumo no país é reflexo, em grande parte, da menor disponibilidade de crédito e de um mercado de trabalho em contração e deve perdurar no curto prazo", afirma a equipe da Tendências Consultoria em relatório.

Reunião do G-7
Em destaque nesta segunda-feira também está a reunião do G-7, que reúne os sete países industrializados mais ricos do mundo. As autoridades de finanças de cada país e dirigentes dos bancos centrais anunciaram um plano de ação para que os bancos anunciem as perdas o mais rápido possível.

"Pela primeira vez em quarto anos, o G-7 mudou significantemente a linguagem do seu comunicado", afirma Andrew B. Busch, estrategista global da BMO Capital Markets.

"Desde a última reunião, houve grandes flutuações nas principais moedas, e nós estamos preocupados sobre as possíveis implicações para a estabilidade econômica e financeira", disse o grupo em comunicado.

Perspectivas
O mercado inicia a semana sem a perspectiva de mudança no tom pessimista dos mercados. Na última sessão, o índice fechou com baixa de 1,48%, registrando 62.585 pontos.

"Para a semana que se inicia, a expectativa é de continuidade da volatilidade do mercado acionário", estima a Ágora Corretora em relatório divulgado nesta segunda-feira.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs