segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Governo dos EUA monta plano para resgatar Citigroup

Washington, 23 nov (EFE).- As autoridades federais norte-americanas estão pensando em um possível plano de resgate para o gigante financeiro Citigroup, em um esforço por fortalecer esse setor, adiantou hoje o jornal "The New York Times" em sua edição eletrônica.

Sob a proposta, o Governo assumiria as perdas do Citigroup se estas excederem "certos níveis", segundo fontes anônimas citadas pelo jornal nova-iorquino.

Se o Governo federal acabar assumindo perdas maiores, em troca teria participação nas ações do Citigroup, o gigante financeiro que agora está "de joelhos por causa das grandes perdas em investimentos relacionadas com o setor hipotecário", informa o jornal.

Se for aprovado, o plano "poderia servir de modelo para outros bancos" e marcaria uma mudança na oscilante missão de resgate financeiro do Governo federal, acrescentou.

O Departamento do Tesouro tinha proposto adquirir os ativos ruins dos bancos, mas de repente a sua estratégia começou a injetar capitais diretamente nas instituições financeiras, segundo "The New York Times".

O Citigroup, um dos principais bancos dos EUA, perdeu a metade de seu valor na bolsa na semana passada devido a uma crise de confiança dos investidores, apesar dos executivos assegurarem que a instituição mantém condições financeiras sólidas.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs