segunda-feira, 30 de junho de 2008

Tyson Gay bate recorde dos 100 m, mas com vento ilegal

Tyson Gay bate recorde dos 100 m, mas com vento ilegal

No momento da disputa da prova, velocidade do vento era de 4,1 m/s, mais de 2 m/s acima do permitido

EFE

Gay no momento da chegada, com o tempo

Steve Dipaola/Reuters

Gay no momento da chegada, com o tempo

EUGENE, Estados Unidos - O americano Tyson Gay bateu o recorde dos 100 metros rasos nas seletivas olímpicas dos Estados Unidos, com o tempo de 9s68, mas para isso contou com a ajuda de um vento de 4,1 m/s a favor, o que não é permitido.

Tyson Gay "voou" na seletiva disputada em Eugene (Oregon) e mandou um alerta aos que devem ser seus dois grandes rivais nos Jogos Olímpicos de Pequim, os jamaicanos Usain Bolt, atual recordista mundial da prova, e seu antecessor Asafa Powell.

Até então, a melhor marca mundial em qualquer tipo de condições era a de 9s69, conseguida por Obadele Thompson em abril de 1996 em El Paso (Texas), onde correu com vento de 5 m/s a favor.

"Meu treinador, Jon Drummond, disse que poderia correr em torno de 9s6, portanto, era o que tinha em mente. Meu corpo estava bem para andar rápido", disse Gay, que disse que se preocupou em "ficar tranqüilo e correr muito até a meta".

Tyson Gay, que na semifinal tinha marcado o tempo de 9s85 (com vento de 2,2 m/s a favor), foi seguido no pódio da final dos 100 metros por Walter Dix, que correu em 9s80, e Darvis Patton, que marcou 9s84.

As surpresas da seletiva foram a eliminação de dois campeões olímpicos nos Jogos de Atenas, em 2004: Dwight Phillips, do salto em distância; e Tim Mack, do salto com vara.

Phillips ficou apenas em quarto na final do salto em distância, com um melhor salto de 8m20, e foi superado pelo pouco conhecido Trevell Quinley (8m36), Brian Johnson (8m30) e Miguel Pate (8m22).

Mack acabou em sexto no salto com vara, com a discreta marca de 5m50. O pódio foi formado por Derek Miles (5m80), Jeff Hartwig (5m70) e Brad Walker (5m65), campeão mundial, enquanto o vice-campeão olímpico Toby Stevenson sequer conseguiu marca.

Os Estados Unidos também terão uma grande equipe nos 400 metros com barreiras. O campeão mundial Bershawn Jackson venceu a seletiva com o tempo de 48s17, à frente de Kerron Clement - ouro no Mundial de Osaka no ano passado - que fez 48s36, e de Angelo Taylor - ouro olímpico em Sydney 2000 - que ficou com 48s42.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs