quarta-feira, 2 de julho de 2008

Inflação e juros devem atrapalhar liquidez

São Paulo, 2 de Julho de 2008 - O aumento da inflação no mercado mundial e da taxa de juros, elevando os riscos de uma desaceleração econômica, devem impactar a liquidez no mercado de capitais e levar a uma retração do número de operações no segundo semestre. No primeiro semestre de 2008 foram registradas na auto-regulação da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) 63 ofertas públicas, número inferior às 69 registradas no mesmo período de 2007.
O diretor vice-presidente da Itaú DTVM, Paulo Corchaki, aposta num cenário mais restritivo nos próximos nove meses, por conta da aceleração da inflação no mercado global, impulsionada pela alta de preços dos alimentos. "O que se acreditava ser um choque pontual, já se mostra como um ciclo mais duradouro de alta da inflação, o que deve levar os governos a aumentar a taxa de juros para frear o consumo", avaliou ele, durante evento de entrega do prêmio Balança Financeiro 2008, promovido pela Gazeta Mercantil na noite de segunda-feira. A Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) do grupo Itaú foi eleita a melhor na categoria distribuidoras, com crescimento de 59% do patrimônio líquido de 2006 para 2007, segundo levantamento realizado pela consultoria Austin Ratings.
Corchaki acredita que a inflação no mercado interno, com base no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em torno de 6,5% neste ano, o que deve levar o Banco Central a acelerar a alta da taxa de juros, com elevação de 0,75 ponto percentual da taxa Selic já nas duas próximas reuniões. "A alta da taxa de juros poderá inibir o mercado de ações, com os investidores migrando para investimentos em renda fixa, com o menor apetite por renda variável", afirma.
Ele projeta uma alta de 25% para o Ibovespa neste ano, mas destaca que o risco de uma desaceleração econômica pode levar a uma correção no preço das commodities e comprometer o resultado das empresas brasileiras. "Grande parte do ganho da bolsa neste ano tem vindo da valorização das ações da Vale e Petrobras", afirma.
O responsável pela área de investment banking do Banco UBS Pactual, Rodolfo Riechert, avalia que o movimento de alta dos preços das commodities tem beneficiado o setor agrícola e de óleo e gás na bolsa. "A elevação do Brasil a grau de investimento já está trazendo enorme montante de dinheiro para o mercado brasileiro."
Líder na estruturação de operações de oferta de ações, o UBS Pactual foi eleito o melhor banco na categoria atacado, fechando 2007 com crescimento de 239% do patrimônio líquido, que somou R$ 3,829 bilhões.
Riechert ressalta que o movimento de novas emissões no mercado acionário no segundo semestre deste ano vai depender da recuperação do setor bancário nos países desenvolvidos, que foi fortemente atingido com a crise no mercado de crédito imobiliário nos Estados Unidos. "O pior já passou em termos de baixas contábeis. Os bancos buscaram se recapitalizar com novas ofertas de ações, e o ritmo das operações no mercado de crédito já está se recuperando", afirma.
Grandes emissões
Para Riechert, apesar do número de operações poder apresentar uma queda no segundo semestre, ainda há espaço para emissão de grandes empresas, como a Vale, que alcançará até US$ 15 bilhões em emissões de ações no Brasil e no exterior.
Por outro lado, as empresas de porte menor podem ter dificuldade para acesssar o mercado. "Elas devem aguardar o melhor momento para retomar suas operações", afirma Riechert.
Da mesma forma, o aumento da taxa de juros também poderá impactar o mercado de renda fixa no segundo semestre, ao elevar os custos para a emissão de títulos de dívida. Com a volatilidade do mercado de capitais, as companhias brasileiras têm acessado o mercado de renda fixa para captar recursos para suas operações. "A alta da taxa de juros não só aumenta o custo do crédito, como atrapalha as emissões de dívida no exterior ao elevar o custo das operações de hedge no mercado interno", lembra Riechert.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 3)(Silvia Rosa)

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs