sexta-feira, 4 de julho de 2008

PM prepara megablitz da lei seca a partir de hoje

PM prepara megablitz da lei seca a partir de hoje

do Agora

O cerco da Polícia Militar aos motoristas alcoolizados vai aumentar neste fim de semana --blitze simultâneas ocorrerão nas regiões central, leste, oeste, sul e norte, segundo a PM.
As ações para fiscalização da lei seca ocorrerão principalmente amanhã à noite e na madrugada de domingo, com blitze em 28 pontos.

"No sábado, será uma megaoperação com 300 homens, sete equipes, revezando-se em quatro lugares cada uma", disse o major Ricardo Fernandes de Barros, comandante interino do 34º Batalhão da PM, responsável pelo trânsito na cidade.

Hoje à noite, o cerco será um pouco menor, com 16 pontos fiscalizados em São Paulo. De acordo com o major Barros, a maioria das chamadas áreas "boêmias" de São Paulo terá a presença de PMs. Bairros como a Vila Madalena (zona oeste), Vila Olímpia (zona sul) e Tatuapé (zona leste) contarão com operações com objetivo de flagrar e prender condutores com álcool acima do limite permitido. Na semana passada, as blitze contaram com 110 policiais nas zonas sul e norte.

O aumento de homens e áreas de cobertura se deve, principalmente, ao maior número de bafômetros da PM. Com 14 novos aparelhos, só o batalhão de trânsito passa a contar com um total de 25.

Segundo o major, a lei será cumprida sem exceções --todos os motoristas com mais de 0,3 miligramas por litro de álcool no ar expirado serão levados às delegacias. Isso equivale a dois copos de chope ou duas taças de vinho ou, ainda, duas doses de bebida destilada. Na semana passada, 26 pessoas foram detidas.

A partir de hoje, os delegados de plantão também deverão passar a adotar uma padronização no modo como tratar os motoristas. A Delegacia Geral de Polícia deve encaminhar aos distritos policiais uma lista com 15 recomendações sobre como os delegados devem agir. Até a noite de ontem, a Secretaria de Estado da Segurança Pública ainda não havia divulgado o conteúdo do documento, que ainda estava sendo analisado.

Bares

Alguns bares de São Paulo criaram alternativas para não perderem movimento após a lei seca. Os estabelecimentos da rede Biroska, na rua Canuto do Val (Santa Cecília, região central), contam com bafômetros para que os fregueses confiram se não correm riscos de serem multados, perderem a carteira de habilitação ou acabarem a noite na delegacia.

Desde ontem, a rede tem também dois carros que levam clientes para casa, de graça.
No Bar Central, em Moema (zona sul), a estratégia foi cadastrar taxistas que cobrarão bandeira um (mais barata) mesmo à noite e de madrugada.

Nenhum comentário:

Minha lista de blogs